quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CSUPE)


O EXMO SR MAJ BRIG AR JOSUÁ, VICECHEFE DO EMAER, PRESTIGIA A CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CSUPE REALIZADO PELA ESG CAMPUS BRASÍLIA.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CSUPE)


O EXMO SR BRIG AR BALLATORE, CHEFE DA 3ª SUBCHEFIA DO EMAER, EXIBE SEU CERTIFICADO APÓS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DURANTE SETE SEMANAS DE PALESTRAS E DEBATES.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CSUPE)


A Sra ANA LUIZA, ORADORA DA TURMA, PROFERE AS PALAVRAS DE ENCERRAMENTO DO 1º CSUPE REALIZADO NO CAMPUS DA ESG EM BRASÍLIA

PALAVRAS DA ORADORA:

"Exmo. Sr. General-de-Exército Túlio Cherem – Comandante e Diretor de Estudos da Escola Superior de Guerra
Exmo. Sr. Vice-Almirante Nelson Garrone Palma Velloso – Subcomandante e Chefe do Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra
Exmo. Sr. Contra-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho – Assistente da Marinha na Escola Superior de Guerra
Prezados Colegas do 1o. Curso de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra do Campus Brasília
Demais autoridades, familiares e amigos aqui presentes

Ao começar esse curso, em 20 de setembro desse ano de 2011, tenho a certeza de que todos se sentiram especiais. Mas, agora, ao concluí-lo, sinto que fomos trazidos a um patamar muito além das nossas expectativas. Um patamar de uma nova mentalidade, de conhecimento libertador e de uma nova consciência.
Ter sido escolhida oradora dessa inigualável turma é uma enorme honra e uma tarefa que cumpro com imensa satisfação. Essa turma, da qual também faço parte, constituída de membros de várias esferas do Governo Federal, em suas estruturas civis e militares, compõe o 1o. CSUPE – Campus Brasília.
Estivemos juntos por sete semanas que, com absoluta certeza, marcaram nossas vidas para sempre, fazendo-nos mais conscientes de nossas obrigações enquanto ocupantes de nossos cargos em nossas respectivas organizações, e especialmente, enquanto cidadãos brasileiros preocupados com a Defesa Nacional e com o futuro da Nação. Já estamos com saudades desse tempo, tão bem empregado.
Tivemos a honra de receber informações privilegiadas, advindas de palestrantes de altíssimo nível, que nos enriqueceram com seus conhecimentos, instigando-nos a questionar e a pensar de uma forma diferente. Não somos mais os mesmos, certamente somos muito melhores do que outrora, mas estamos convictos de que ainda temos muito a melhorar.
Durante essa caminhada, fomos agraciados com palestras de todas as Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), além de Ministros, Embaixadores, Doutores e muitos outros que, gentilmente, cederam-nos parte de seu tempo para fazer parte do nosso. Que nos mostraram outra face de cada uma de suas áreas de atuação. E quão maravilhosa foi essa incursão em assuntos novos e em novas formas de ver assuntos antigos. Entendemos a importância da Defesa Nacional, pois não existe liberdade se não houver formas de mantê-la, com diplomacia sim, primando pelo diálogo e pela Paz, mas sendo capaz de atuar de forma firme, caso se faça necessário. Afinal, somos protagonistas do nosso futuro.
Recebemos “asas que protegem o País” e que permitem alçar novos vôos, com visão ampliada e maior foco. Aprendemos que o “braço forte” que nos protege, também é a “mão amiga” que nos ampara. Enxergamos outra Amazônia, azul, e aprendemos que “protegendo nossas águas”, também preservamos a riqueza, a diversidade e a soberania desse grandioso País. Sentimos orgulho e admiração pelo trabalho executado por nossas Forças Armadas e, mais recentemente, pelo nosso Ministério da Defesa. Sentimos orgulho de sermos brasileiros.
A troca de experiências entre os estagiários também foi magnífica, enriquecedora, pois a excelente seleção realizada pelos organizadores permitiu que houvesse representantes de diversos órgãos, com visões diferentes, mas que se uniram em um único objetivo, em uníssono com a mensagem que nos foi passada.
Queremos parabenizar aos que formularam esse curso, aos que ministraram as palestras, à organização exemplar, àqueles que preparam nossos lanches de intervalo e mantiveram os ambientes agradáveis para todos, aos anônimos que “seguraram as pontas” em nossas ausências, aos formandos e às nossas famílias que sempre nos deram o suporte e a tranqüilidade necessários para mais essa empreitada. Só temos a agradecer.
Mas sabemos de nossas responsabilidades. Entendemos a importância de replicar todo o conhecimento adquirido e de que seja estimulada a participação de toda a sociedade nos processos da Nação, pois é na base que se instauram esses processos, que irão nortear as decisões do País. Assinamos o compromisso de retransmitir e manter vivo esse conhecimento. Como disse o Gen. Elito, Ministro do GSI – Gabinete de Segurança Institucional, “somos multiplicadores desse conhecimento adquirido”.
Aqui deixamos nossos nomes, gravados para a posteridade, e o compromisso de honrar nossa participação no 1o. CSUPE – Curso Superior de Política e Estratégia da ESG – Escola Superior de Guerra, Campus Brasília. Sentimos orgulho dessa participação, a qual contaremos, inflados de satisfação e embargados pela lembrança, às nossas futuras gerações.
Mas queremos mais! Chamem-nos novamente! As mentes continuam ávidas por aprender e ensinar, pois conhecimento só existe quando é replicado.
Formandos, agora é a hora de dizer, com toda a força de nossos pulmões: Somos os primeiros Esguianos de Brasília!
Parabéns a todos e a todas!
Obrigada."

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CSUPE)


A SENHORA JANETE APARECIDA DE OLIVEIRA, SERVIDORA DO IBAMA, E O SENHOR ANTÔNIO CELSO GUIMARÃES TEIXEIRA, DA ANATEL, JUNTAMENTE COM O EXMO. SR. GEN EX CHEREM, REALIZARAM  O DESCERRAMENTO DA PLACA DA TURMA DO 1º CSUPE REALIZADO PELA ESG – CAMPUS BRASÍLIA.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CSUPE)


O EXMO. SR. GEN EX CHEREM, COMANDANTE DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, REALIZA SEU DISCURSO DURANTE A CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO CURSO.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CSUPE)


APÓS PALAVRAS ENALTECEDORAS E EMOCIONADAS ÀS FORÇAS ARMADAS, O Dr. TERCIO ISSAMI TOKANO, DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO, RECEBE O DIPLOMA DAS MÃOS DO EXMO SR. GEN EX CHEREM, COMANDANTE DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CSUPE)


COMITIVA DA ESG-RJ REALIZA A ENTREGA DE DIPLOMAS, CERTIFICADOS E DISTINTIVOS AOS CONCLUINTES DO 1º CSUPE

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 1º CURSO SUPERIOR DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA (CSUPE)

Na avaliação do comandante da ESG, General-de-Exército Túlio Cherem, a data de hoje é um marco para a instituição porque assinala a presença do centro de ensino em Brasília.

“Nossa idéia é realizar um curso por ano. No próximo, pretendemos convidar o meio acadêmico da cidade”, ressaltou o general. Segundo ele, o Núcleo Brasiliense da ESG também promoverá estágios para os servidores do Ministério da Defesa e ministrará cursos sobre direito humanitário e de formação de analistas de Defesa – carreira em fase de aprovação.

Para a gerente executiva da célula de inteligência em segurança da Caixa Econômica Federal, Ana Luiza Vasconcellos, foi uma honra ser a representante da instituição no curso.

“Vim com uma expectativa muito grande e o curso a superou. A qualidade dos palestrantes, a organização e a visão ampla que passaram de Defesa para nós foi muito boa. Espero que a Caixa receba um novo convite para o próximo”, ressaltou.

Leonardo Alan da Costa, diretor do Superior Tribunal Militar, ressaltou:  "Tenho certeza que muitas pessoas nunca tinham ouvido falar de alguns temas que foram abordados.”

O CSUPE
Organizado pelo Núcleo Brasiliense da ESG, criado em julho, o 1º Curso Superior de Política e Estratégia (1° CSUPE) foi aberto em 20 de setembro. Foram analisadas questões orçamentárias, proteção da fronteira, política de mobilização, necessidades de novos equipamentos e influência do cenário político internacional no ambiente interno do País.

O principal objetivo foi incentivar o estudo de assuntos da Defesa nos escalões da Administração Pública, no meio militar e junto aos setores empresariais e acadêmicos.

Cerca de 100 participantes civis e militares atenderam às aulas do curso. A carga horária foi de 57 horas de painéis e palestras, conduzidas por integrantes do Ministério da Defesa e conferencistas dos ministérios das Relações Exteriores; Planejamento, Orçamento e Gestão; Ciência, Tecnologia e Inovação; Meio Ambiente; Secretaria de Assuntos Estratégicos; Polícia Federal; Receita Federal; FIESP e pesquisadores.

Os alunos também realizaram visitas ao Centro de Guerra Eletrônica do Exército e ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro.

Fonte: Ministério da Defesa – 21 NOV 2011