quinta-feira, 19 de julho de 2012

CSUPE DO ANO DE 2012 - 1ª INFORMAÇÃO AOS NOVOS ESTAGIÁRIOS


      A segunda edição do Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE/2012), conduzido pelo Campus da Escola Superior de Guerra-Brasília, começará no dia 04 de setembro e terminará no dia 31 de outubro. 
Neste ano, o CSUPE realizará viagem de estudos estratégicos para a Amazônia. No período de 23 a 26 de outubro, o curso participará do painel "Seguraça e Defesa da Amazônia", em Manaus, visitará a sede de uma Brigada de Infantaria de Selva, localizada na cidade de São Gabriel da Cachoeira, e terá a oportunidade de conhecer atividades desenvolvidas pelo Pelotão Especial de Fronteira da localidade de Maturacá.
As viagens de estudos estratégicos, particularidade dos cursos da ESG, inserem-se no objetivo do CSUPE, que é o de proporcionar conhecimentos para a macro-análise das conjunturas e cenários nacional e internacional, de modo a possibilitar a avaliação de politícas e estratégias, em especial na área de Defesa Nacional.
O curso destina-se, prioritariamente, a civis que ocupam cargos seniores na Alta Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, em Instituições acadêmicas, entidades de classe, empresas públicas e privadas; e, a militares das Forças Armadas, nos dois primeiros postos de Oficial-General ou no último posto de Oficial-Superior.

      Como realizar o curso? Os futuros estagiários (as) civis são indicados por seus Órgãos e Instituições de origem e  selecionados pela sede central da Escola Superior de Guerra (ESG), localizada no Rio de Janeiro. Para isso, a ESG convida Ministérios, Órgãos e Instituições para indicarem candidatos. Os convites expedidos, por meio de Avisos Ministeriais e Ofícios, não são de natureza pessoal, mas sim institucional - ou seja, cabe ao órgão convidado indicar seu (s) candidato (s). Não há limitação de quantidade de indicados;  os candidatos serão matriculados, desde que se enquadrem no número de vagas oferecidas, cerca de 50 (varia anualmente), passem no processo seletivo, conduzido pela ESG-Rio, e tenham seus nomes  confirmados pelo Ministro de Estado da Defesa. Os militares e os servidores civis das Forças Armadas são indicados por critérios das respectivas Forças, após processo seletivo conduzido em âmbito interno. 
       A data para indicação de candidatos vai até o dia 30 de julho e dever ser realizada para o seguinte endereço: "Excelentíssimo Senhor General-de-Exército Túlio Cherem. Cmt da Escola Superior de Guerra. Fortaleza de São João. Avenida João Alves, s/nº - Urca. CEP 22291 - 090. Rio de Janeiro/RJ."